SANDÁLIAS DO PIRATA

01/10/2010

Perder perdendo!

Filed under: POLITICA — julio pegna @ 9:26 PM

Diante da postura do candidato tucano no debate da Globo, ontem, tudo leva a crer que a direita vai perder perdendo, como disse a candidata Marina Silva, à saída da emissora.

Talvez esta seja a eleição menos disputada da história do Brasil pós-ditadura. Nem FHC, o nefasto, eleito nas costas do plano Real teve tão pouca resistência da oposição, à época.

A imagem do tucano Serra, ontem, na TV, era de resignação. Foi criticado até mesmo por seus correligionários. Aécinho Neves foi um dos que se pronunciou contra a pouca agressividade de seu candidato. Em nenhum momento do encontro inquiriu a opositora Dilma. Limitou-se a debater com Plinio e Marina, dois oponentes muito distantes dele nas pesquisas de opinião.

É compreensivel.

Uma rápida análise de sua estratégia de campanha mostra que seu marketing nunca funcionou.

No inicio, tentou passar a imagem de homem competente, que pode fazer mais pelo Brasil. Ameaçou ataques ao PT e depois recuou. Usou a imagem de Lula em seu programa; insinuou ser de origem humilde, colocou no ar uma favela fake afim de parecer amigo dos pobres. Em certo momento atacou agressivamente Dilma Rousseff, amparado em manchetes de jornal e da revista Veja. Anunciou promessas mirabolantes para tentar atrair os indecisos.

Nada funcionou. Ontem, era outra pessoa, usava outro tom e seu gestual era de perdedor.

***

A razão da ineficiência de Serra é simples: chama-se Luis Inácio Lula da Silva!

Fosse qualquer candidato em seu lugar, de qualquer partido, o resultado seria o mesmo. Não foi Serra que perdeu perdendo, foi a direita de um modo geral que se desmanchou. A velha politica de concentração de renda entre os mais ricos foi ultrapassada pelos oito anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Um rolo compressor de desenvolvimento com distribuição de renda e emprego erradicou a velha politica conservadora e imbecil.

***

Este blog já disse outras vezes, mas vale repetir.

No começo do ano, Lula ensaiava lançar um plebiscito durante a campanha. Nunca escondeu sua estratégia de comparar seu governo e o PT com o PSDB de Fernando Henrique, o nefasto.

Não foi preciso. O simples fato de estar presente ao lado da candidata Dilma foi o bastante para amealhar quantidade de votos suficientes para levá-la ao Planalto.

É possivel que nem Lula e seus marketeiros soubessem qual o real tamanho de sua popularidade antes do inicio da propaganda na TV. É certo que eles desconfiavam ter o poder de transferir votos para sua candidata, mas duvido que tivessem a noção exata do tamanho da onda vermelha que se formou no país.

Alguns analistas, metidos a sabe-tudo, disseram que não existe transferência de votos … bobões da estirpe de jabores e mainardis achavam que sabiam das coisas. Uns manés!

***

Escrevo a dois dias da eleição como se Dilma já estivesse eleita. E está.

Nem que haja segundo turno, pela postura do candidato Serra ontem, no debate, é visivel sua aparência de perdedor.

Serra não perdeu para Dilma ou para Lula. Serra perdeu-se nos oito últimos anos ao escolher o caminho errado do conservadorismo. Ao acreditar que o apoio da midia corporativa brasileira, das Globos, Estadões; das Folhas e Vejas, era suficiente para manchar as realizações que o governo petista alcançou. Não foi.

Denúncias de escândalos, de mensalões, aloprados e sigilos quebrados, não foram capazes de frear o desejo da população, sobretudo os mais pobres, de ascender socialmente. Serra e a direita não tiveram sensibilidade para compreender o que significa a um homem, a uma mulher, a um jovem, um emprego com carteira assinada, com direitos, com cidadania.

Serra é o simbolo da falência de um modelo que ajudamos a extirpar do Brasil. Daqui para a frente, seja quem for o mandatário desta República Federativa, não haverá mais crescimento econômico sem distribuição de renda e emprego. O povo, ao ter acesso ao direito mais básico de um ser humano, experimentou o sabor da DIGNIDADE e, certamente, não abrirá mão dele jamais.

Aliás, dignidade é o que a direita nunca entendeu exatamente o que é.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: