SANDÁLIAS DO PIRATA

24/11/2009

O LOBBY PAULISTA

Filed under: POLITICA — julio pegna @ 6:20 PM

O PODER E A SOBERBA DA FIESP

O diário argentino Página 12  publicou matéria referindo-se a um suposto lobby paulista, liderado pelo todo-poderoso Paulo Skaf, presidente da FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo),cujo objetivo seria retaliar as ações da Câmara bilateral de Comércio entre Brasil e Argentina, que abriram investigação de DUMPING contra uma das empresas de Skaf.

Leia aqui  a matéria original em espanhol.

O DUMPING é a ação comercial de uma empresa que vende produtos abaixo do valor real de mercado com a intenção de “derrubar” concorrentes. É um procedimento relativamente comum no comércio internacional, reconhecem as autoridades envolvidas na análise destes processos.

Entretanto, no caso da empresa PARAMOUNT TEXTEIS, onde Paulo Skaf é diretor e acionista, a reação brasileira foi desproporcional, diz o Página 12.

Tudo começou quando foi aberto processo de investigação de DUMPING contra a empresa PARAMOUNT, em denúncia de sua concorrente argentina, MAFISA. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, bem como seu correspondente portenho Ministério de Producción y Comercio Exterior, julgaram procedente a ação da MAFISA e aplicaram o “direito antidumping definitivo” , na forma de aliquotas que alcançaram até 121,45%. Isso significou uma derrota para Skaf.

Então,ainda segundo o diário, começou a retaliação.

Caminhões abarrotados de produtos perecíveis foram retidos na fronteira, impedidos de entrar no Brasil. Nunca fatos como este aconteceram de forma tão agressiva. “É incrivel a escalada que se viveu neste conflito … a atitude do Brasil é completamente desmedida” , disseram as autoridades do outro lado da fronteira.

Segundo dizem, Skaf não perdoou as autoridades argentinas por meterem-se com “o dele”, e usou de sua influência para prejudicar o comércio bilateral. Ainda por cima, teria usado o conflito em benefício político,”pegando” Lula. É sabido por todos que Skaf apóia o governador de seu estado, o Coroné Zé Serra, candidato à Presidência da República em 2010, da direita, na aliança com a ex-ARENA, ex-PFL e atual DEM.

A Presidenta Argentina, Cristina Fernandez Kirschner, esteve no Brasil para tratar com Lula a este respeito. A preocupação foi grande, dos dois lados da fronteira.

Segundo especialistas, normalmente, numa ação de DUMPING como esta, as partes se reúnem e chegam a um acordo para inibir a denúncia, seja por retirada dos produtos da pauta de exportação, ou pela simples correção dos preços. Mas com Skaf foi diferente. Parece que propositadamente foi criado um clima “antiargentina” que em nada contribui com o comércio destes dois parceiros.

Irresponsabilidade? Quem sabe simplesmente poder e soberba”, finaliza a matéria o Página 12.

***

Colaborou Ciego Moreno.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: